Entenda melhor a crioterapia, prática utilizada pelo ator com a ajuda do ofurô
Há três anos, o ator Cauã Reymond publicou uma foto em seu Instagram em que aparece imerso em um ofurô repleto de gelo, despertando a curiosidade e dúvida de muitos seguidores. Afinal de contas, do que se trata essa técnica? O nome é crioterapia, e o ofurô utilizado pelo artista foi o da Multiforma.
Por isso, no texto de hoje, vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre essa prática centenária e polonesa muito usada em tratamentos fisioterápicos e estéticos. Continue lendo!
Desvendado a crioterapia
Ao realizar a publicação, Cauã Reymond deixou claro que a técnica tira as suas dores do treino e lhe ajuda a lidar com o estresse. De fato, esses são os benefícios principais do tratamento alternativo, que trata inflamações e dores no corpo através do frio. Da mesma forma que, normalmente, aplicamos gelo no local após uma contusão, a crioterapia é eficaz para o tratamento de muitas lesões.
Justamente por atuar diretamente no metabolismo celular, os principais benefícios englobam a redução do inchaço, o alívio da dor e a melhoria no sistema imunológico. Além disso, pode servir para fins estéticos, auxiliando na queima da gordura localizada, celulite e flacidez.
Mas como funciona a crioterapia?
O processo pode utilizar variados meios em contato com a pele: jatos em spray, sondas previamente resfriadas, gelo seco ou nitrogênio líquido. Ademais, especialistas indicam a ação do gelo sobre o organismo de, aproximadamente, 20 minutos para se mostrar eficaz.
Por outro lado, a imersão em banheiras de gelo é mais comum em atletas ou amadores de esporte de alto rendimento. Ao mergulhar as partes do corpo mais doloridas em uma banheira ou tanque cheio de água e gelo, a temperatura deve ser de, mais ou menos, 4 °C, e o tempo de tratamento de, aproximadamente, quatro minutos. O ator, por exemplo, contou que permaneceu no tratamento por cinco minutos na época.
Vai tentar o tratamento? Tente com cuidado e qualidade!
Antes de mergulhar na crioterapia, avalie se você realmente precisa de um tratamento indicado apenas para atletas, afinal, o processo pode ser desagradável e gerar câimbras. Além disso, deve-se ter máxima atenção com a temperatura da água e do gelo, não ficar muito tempo imerso e prometer extremidades sensíveis do corpo, como região genital, mãos e pés, e é preciso ressaltar que o ideal é consultar um médico antes de iniciar o procedimento.
E, caso precise de um ofurô resistente e de alta qualidade para seu banho de gelo, faça como Cauã Reymond e conte com a eficiência Multiforma!
Redação: Daniele Olimpio