fbpx

Renove as energias com o banho de ofurô?

“Esse é um dos métodos mais eficientes de relaxamento ou revitalização, pois o óleo atua de duas formas: por penetração na pele e por inalação – produzindo mudanças no estado de espírito, atuando no sistema respiratório e permitindo que entre na corrente sanguínea”, conta a aromaterapeuta Sâmia Maluf. 

A escolha dos óleos certos para se recompor

Se você usa chuveiro

Sempre dilua a quantidade de gotas de óleos indicada para cada banho em 1 litro de água. E aplique a mistura depois do banho – não precisa jogar na cabeça, despeje apenas da cintura para baixo (ou, se preferir, do pescoço para baixo). “Uma automassagem, realizada em movimentos circulares, a partir dos pés até a nuca, potencializará o efeito dos óleos”, aconselha Sâmia.

Se você tem Ofurô

Adicione os óleos essenciais à água morna só no momento de entrar no ofurô – não faça isso com muita antecedência para evitar sua evaporação. “Fique imersa por pelo menos 15 minutos, para permitir a penetração dos óleos essenciais na pele”, orienta a aromaterapeuta. Eles podem ser combinados para potencializar o efeito dos banhos energizantes. Confira receitas que são tiro e queda para recuperar o ânimo:

Banho de ofurô revitalizante para acordar bem pela manhã

Junte 10 ml de óleo vegetal de abacate ou de amêndoas ou de gérmen de trigo + 10 gotas de óleo essencial de gerânio + 5 gotas de óleo essencial de limette + 10 gotas de óleo essencial de alecrim.

Banho de ofurô para relaxar à noite e recuperar a energia para o dia seguinte

Misture 10 ml de óleo vegetal de abacate ou de amêndoas ou de gérmen de trigo + 10 gotas de óleo essencial de bergamota + 5 gotas de óleo essencial de pinho siberiano + 10 gotas de óleo essencial de gengibre.

Banho de óleo essencial de tangerina, para levantar o astral de uma vez por todas

Acrescente 25 gotas do óleo essencial de tangerina na banheira ou em 1 litro de água. “Agora, se seu problema for um cansaço daqueles bem pesados, que deixam você sem disposição para nada, siga a mesma receita, mas substitua o óleo de essência de tangerina por óleo essencial de Litsea citrata, também conhecido como verbena tropical”, explica Sâmia.

Névoa perfumada para despertar com pique total

Essa técnica é diferente do banho. Antes de entrar no chuveiro, coloque 10 gotas de óleos essenciais no piso do boxe: 5 gotas de óleo essencial de grapefruit + 3 gotas de óleo essencial de junípero + 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Abra a água e espere um pouquinho antes de entrar para que se forme uma “névoa perfumada”. Aí, enquanto você se banha, aproveite o aroma dessa névoa, especialmente indicada para despertar o corpo e a mente.

Dicas preciosas

  • Deixe a água do ofurô em temperatura agradável, entre 36 °C e 43 °C.
  • Use sempre os óleos essenciais e não as essências. Os primeiros são vendidos em lojas de produtos naturais e contêm substâncias naturais presentes nas plantas, responsáveis tanto pelos aromas quanto pelo poder terapêutico. As essências, por outro lado, apenas perfumam.
  • Para reforçar as propriedades terapêuticas dos banhos energizantes, use, além dos óleos essenciais, óleos vegetais de abacate, amêndoas doces e gérmen de trigo – que nutrem e hidratam a pele. Bom, né?
  • Depois do banho de ofurô, seque o corpo suavemente, sem esfregar muito a pele com a toalha e, se possível, descanse por pelo menos 15 minutos.
  • Para proporcionar um clima gostoso, pode-se complementar o banho com músicas suaves, cristais, flores e tudo que a sua imaginação permitir. Vale mentalizar uma oração, um mantra ou mesmo meditar.
  • Tanto os banhos completos como os escalda-pés e banhos de mãos podem ser muito eficazes também para tratar resfriados, dor de cabeça, distúrbios circulatórios, dor nas pernas, varizes, problemas menstruais, ansiedade…

Gostou dessa matéria? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Postagens mais recentes